terça-feira, 2 de setembro de 2014

AOS 41 ANOS DE IDADE, EDVALDO MAGUILA ESTREIA NO MMA NO SAMA FIGHT COMBAT 3

Por Eduardo Pires                                                                                       Foto: Arquivo Pessoal


O Sama Fight Combat realiza a sua 3ª edição no próximo sábado, dia 06 de setembro, no Ginásio Municipal de São Mateus. No total, o card do evento conta com 08 lutas, com destaque para o combate principal, que terá como protagonista o atleta Edvaldo Maguila, que é um dos veteranos do jiu-jitsu no ES, e aos 41 anos de idade, enfrentará seu primeiro desafio de MMA dentro de um octógono.

O atleta treina jiu-jitsu a 26 anos, sendo faixa preta a 19. Além da “arte suave”, também é graduado faixa preta em full contact. Apesar da idade, Maguila se mostra muito otimista para sua estreia no MMA, onde enfrentará um adversário 15 anos mais novo, o baiano Jackson Ramos. Em entrevista ao MMA Capixaba, Edvaldo Maguila falou de onde surgiu a sua inspiração para lutar MMA e como esta a preparação para a luta. Confira:

MMA Capixaba: O que te levou a fazer a sua estreia no MMA?
Edvaldo Maguila: “Quando comecei a treinar os atletas da nossa equipe para eventos de MMA, não tínhamos um grande material humano, por isso sempre participava dos treinos junto com eles. Mais tarde, o primeiro faixa preta que formei na equipe, o Cesário de Souza, começou a participar de eventos de MMA nos EUA, sendo um grande incentivo para mim. Mas o desejo por realizar uma luta de MMA se aflorou de verdade quando em um treino com o meu aluno Henrique “Sucuri”, ouvi a seguinte frase: “Faça uma luta de MMA mestre, pois se você morrer sem fazer essa luta, você não morrerá feliz”. A partir daí, comecei a falar para todos os amigos que faria minha estreia nas artes marciais mistas, e mesmo com alguns não me levando a sério, levei a ideia em frente, e recebi o apoio da minha esposa, Fabiana de Almeida Santos, do meu preparador físico, Ronez Calmon e do meu mestre Agnaldo Goes, que me disse que se eu quisesse realizar esse sonho, eu deveria seguir em frente, pois apesar do resultado da luta, seria algo importante para acrescentar ao meu currículo. Quando meus amigos e alunos Johnny Santos e Anderson Jegão me fizeram o convite para lutar no Sama Fight Combat 3, não pensei duas vezes e aceitei o convite”.

MMA Capixaba: Como esta a sua preparação para essa sua luta de estreia? Em que você vem dando mais ênfase em seus treinamentos?
Edvaldo Maguila: “Sou uma pessoa que gosto muito de me dedicar em tudo que resolvo fazer, ainda mais quando é um grande desafio como este que será a minha estreia. Estou fazendo minha preparação física com o Ronez Calmon, que é um grande profissional na área, e esta dando ênfase aos treinamentos funcionais somados ao crossfit, porque pela minha idade, tenho que dar um foco a mais no gás. Já a parte técnica, venho fazendo com toda minha família Mjjteam, mas agora invertemos as funções, eu sou o aluno e eles são os professores. Conto com o Anderson “Biscoito”, o Edenis da Silva, o Johnny Santos, o Leonardo Lyra, o Flávio “Gladiador” , além dos meus alunos e professores internacionais, o “Cesário de Sousa  e Henrique “Sucuri” que veio do Estados Unidos para fazer uma luta e ficar me ajudando no meus últimos 15 dias de treinamento.  Todos os meus alunos estão juntos comigo todos os dias nos treinos pesados. Portanto meu treinamento está muito bom, estou dando ênfase em tudo, tanto na parte em pé quanto na de chão, estou pronto para o que vier”.

MMA Capixaba: Você enfrentará um adversário 15 anos mais novo. Nesse duelo, quem levará vantagem, a experiência ou a juventude?
Edvaldo Maguila: “Acredito que o meu adversário leva vantagem em tudo (risos). Ele tem a juventude e experiência pelo motivo de já ter 08 lutas em seu cartel no MMA, mas eu sou um cara teimoso, que gosto de quebra barreiras, então vou usar minha experiência que tenho acumulado em todos os treinos com meus alunos e lutadores. Conto com nossas estratégias para vence esta luta”.



MMA Capixaba: Você é líder de uma das maiores equipes de artes marciais do ES. Como esta sendo o apoio de seus atletas e alunos para a sua luta?
Edvaldo Maguila: “Graças a Deus, em nossa equipe somos bem unidos, e acredito que isso seja o nosso diferencial. Meus atletas, alunos, instrutores, professores e amigos estão todos me apoiando 100%. Do faixa branca ao faixa preta, venho recebendo a contribuição de todos nos meus treinos, e como não poderia ser diferente, ninguém está aliviando para o meu lado (risos), pelo mesmo objetivo de todos que é a vitória”.

MMA Capixaba: Você já definiu quem será a sua dupla de corner para o dia da luta?
Edvaldo Maguila: “Esta parte é a que menos me preocupa, porque tenho os melhores ao meu lado e sei que não vou estar apenas com dois no corner, e sim com toda minha família ao meu lado durante todo o combate, como já estão fazendo agora em fase de treinamento. Mas sei que no corner só poderei ter dois, então junto com todo os meus treinadores vamos decidir nesta semana do evento”.

MMA Capixaba: Por estar representando o ES contra um lutador baiano, e ter toda a torcida a seu favor, você acha que essa situação pode gerar uma grande responsabilidade pela vitória ou até mesmo uma pressão?
Edvaldo Maguila: “Com certeza terei uma boa torcida, mas estou trabalhando o meu psicológico, porque sei que terei uma enorme responsabilidade, mas não estou tomando isso com uma pressão, até por estar passando a responsabilidade para o meu adversário, pelo motivo dele já ter suas 08 lutas de MMA e por eu estar fazendo apenas a minha estreia (risos), mas não será por isso que vou relaxar, pois sei que não estarei lá sozinho, estarei com meus amigos e minha família, com todos lá me apoiando, e por isso eu terei um gás a mais, o que me fará buscar a vitória.

MMA Capixaba: Mande uma mensagem para todos que estarão na torcida por você no dia 06 de setembro:
Edvaldo Maguila: “Quero dizer a todos que estão na torcida por mim, que estou me dedicando muito pra fazer uma boa luta e sair de lá com a vitória. Garanto a todos que vou dar o meu máximo e o sangue se preciso for para sermos campeões, e desde já agradeço a Deus , a minha esposa Fabiana e meus filhos,  ao meu preparado físico, patrocinadores, alunos, instrutores, professores e todos os amigos pela moral e confiança junto comigo neste desafio em mais uma realização em minha vida. Estou muito feliz por saber que não estou sozinho nesta batalha. Obrigado a todos”. 

 
Novidades no Sama Fight Combat 3: 

A organização do Sama Fight Combat anunciou que a pesagem dos atletas, que será aberta ao público, acontecerá na próxima sexta-feira (05/09), a partir das 19h, na Academia Aquário, localizada no bairro Boa Vista, em São Mateus. Outra informação fornecida foi a substituição de um dos lutadores. Hamyrez Oliveira, que enfrentaria Valdir "Manivela", dará lugar ao atleta Valdiney Bahia. Hamyrez irá lutar em um evento de projeção nacional, e sua equipe decidiu dar a vaga no SFC 3 para Valdiney, membro da mesma equipe.

Card do Sama Fight Combat 3*:

Edvaldo Maguila x Jackson Ramos - peso-meio-médio (77kg)
Luis Queiroz x Vinicius Chacal - peso-meio-médio (77kg)
Aldecir Cardoso x Handesson “Boy Doido” - peso-meio-médio (77kg)
Geovane Chieppe x Thiago Belo - peso-galo (61kg)
Katia Ferreira x Mayara Borges - peso-palha (52kg)
Valdir “Manivela” x Valdiney Bahia - peso-galo (61kg)
Marcos Junior x Weber “Shrek” - peso-leve (70kg)
Neyck “Cacique” x Alen Coelho - peso-leve (70kg)

(*) ordem dos combates não definida oficialmente

Serviço:
Evento: Sama Fight Combat 3
Data: Sábado, 06 de setembro, às 18h30m
Local: Ginásio Municipal de São Mateus
Preços de ingressos: Arquibancada a R$ 20,00 e Cadeira a R$ 40,00


Fonte: Portal MMA Capixaba

Curta a fan page do Portal MMA Capixaba: http://www.facebook.com/MMACapixaba