sexta-feira, 2 de outubro de 2015

BRASILEIRO CESÁRIO DE SOUZA SE DESTACA NOS EUA POR MEIO DAS ARTES MARCIAIS

Por Eduardo Pires                                                                                                      Foto: Arquivo pessoal


Cesário de Souza é um dos exemplos de sucesso com as artes marciais em solo norte-americano. Carioca de nascimento, Cesário se mudou para o Espírito Santo quando ainda era criança, com apenas 07 anos de idade. No ES, ele conheceu o judô aos 08 anos, e aos 19, começou a treinar a arte marcial que iria mudar a sua vida, o jiu-jitsu.

Em 2002, quando já era faixa preta de jiu-jitsu, o primeiro formado pelo Mestre Edvaldo “Maguila” Santos, líder da equipe linharense Maguila Jiu-Jitsu Team, Cesário decidiu viajar para os EUA com o objetivo de competir no jiu-jitsu, e também com o sonho de lutar MMA, que na época ainda era chamado de “Vale Tudo” aqui no Brasil. Cesário foi inicialmente para o estado da Califórnia, onde passou por grandes dificuldades, tendo até mesmo que dormir na rua. Porém com a ajuda de alguns amigos e conhecidos, Cesário se mudou para o estado de Massachusetts, onde conheceu pessoas ligadas ao jiu-jitsu, que o ajudaram em seus planos de ser atleta e viver da “arte suave”.

No jiu-jitsu, Cesário conquistou títulos importantes, e para fazer a estreia no MMA, que ocorreu em 2005, teve que se especializar em boxe e muay thai. Com 18 lutas profissionais de MMA no cartel, o atleta esteve pela última vez no cage de luta em 2010. Na atualidade, Cesário passa todo o conhecimento para seus alunos em sua própria academia, a CBJJ Team, além de oferecer para a aulas de defesa pessoal para a comunidade, na cidade de Leominster. Por esses serviços sociais prestados, Cesário recebeu uma Homenagem do prefeito local.

Casado e pai de uma pequena criança, Cesário se diz muito grato ao Mestre Edvaldo “Maguila” por todo ensinamento e disciplina nos tatames, algo que ele levou para a vida, e para finalizar ele deixou as seguintes palavras: “Para se viver das artes marciais se faz necessário muita dedicação e disciplina, além de muito trabalho para vencer. Respeitar e seguir o que fala o seu professor é fundamental”. 

Fonte: Portal MMA Capixaba
.
Curta a fan page do Portal MMA Capixaba: http://www.facebook.com/MMACapixaba