sábado, 10 de novembro de 2012

Entrevista com Renato Lima


Entrevista com Renato Lima


A série de entrevistas com os atletas capixabas continua, e dessa vez entrevistamos o lutador Renato Lima, conhecido por ser atleta de Kickboxing, mas que também está entrando no mundo do MMA.

Renato Lima, 28 anos, é natural de Medeiros Neto, Bahia, mas desde novo reside na cidade de vila Velha - ES. Ele luta na categoria de peso até 60Kg. O lutador é faixa preta 2º dan de Kickboxing, modalidade essa que já conquistou importantes títulos. Renato tem como destaque a sua agressividade e poder de nocaute, sua pequena estatura engana, pois dentro dos rings e octógonos, ele se torna um gigante na frente de seus adversários.

Confira abaixo a entrevista, no qual Renato Lima fala sobre o seu inicio nas artes marciais, seu processo de migração para o MMA e da preparação para a disputa do Panamericano de Kickboxing em Mar del Plata, Argentina, no próximo dia 25 de novembro.

Blog MMA Capixaba: Qual era a sua idade e por qual motivo você começou a praticar artes marciais?

Renato Lima: Eu tinha 10 anos de idade, comecei a lutar por ver uma prima fazendo Karatê. Pratiquei a modalidade por 9 anos e me formei faixa preta.


Blog MMA Capixaba: Quando e por que você ingressou no Kickboxing?

Renato Lima: Eu comecei no Kickboxing em 2004, com o Mestre Laecio Nunes, pois estava enjoado do Karatê, porque queria algo mais agressivo. Ai ele me deu essa oportunidade.

Blog MMA Capixaba: O que o Kickboxing significa em sua vida?

Renato Lima: O Kickboxing representa tudo na minha vida.

Blog MMA Capixaba: Você é atleta de qual equipe?

Renato Lima: Sou atleta da equipe Vila Velha Fighter e da equipe Team Big Augusto Nasser.


Blog MMA Capixaba: Quais foram seus principais títulos no Kickboxing?

Renato Lima: Campeão Mundial Amador em 2009 na Áustria, Bicampeão Panamericano no Chile, Bicampeão Sulamericano em Assunção Paraguai, Campeão Capixaba Pro 2012, Campeão Do Beginners Championship 2012.

Blog MMA Capixaba: Como está a sua preparação para disputar o Panamericano de Kickboxing, que será realizado no próximo dia 25, em Mar del Plata, na Argentina? Você acredita que irá trazer mais um cinturão para o ES?

Renato Lima: Minha preparação esta excelente, pois tenho um ótimo preparador físico e um ótimo treinador de Muay Thai, o Augusto Nasser. Por isso, eu acredito que irei trazer não só esse cinturão, mas sim vários outros títulos para o estado.

Blog MMA Capixaba: Quais são seus principais ídolos no mundo das lutas?

Renato Lima: José Aldo no MMA, e no Kickboxing o Guto Inocente de Brasília.


Blog MMA Capixaba: Como sua família vê a sua carreira de lutador? Você recebe total apoio?

Renato Lima: Sim, eu recebo, pois minha mãe não pode me dar luxo, mas ela coloca muita fé em mim, e isso me deixa imbatível.

Blog MMA Capixaba: Ultimamente você também vem fazendo treinos de MMA. Você pretende entrar de vez no mundo das artes marciais mistas, continuar apenas no Kickboxing, ou seu desejo é lutar as duas modalidades?

Renato Lima: Se depender de mim, continuo nas duas modalidades, pois amo o que faço, mas vai depender do meu treinador essa decisão.

Blog MMA Capixaba: Como vem sendo esse processo de migração para o MMA?

Renato Lima: Vem sendo bom, pois tenho duas lutas e duas vitória, estou treinando forte.


Blog MMA Capixaba: Você vem treinando junto com varias feras do MMA mundial. Qual a experiência que você vem tirando com esses treinos?

Renato Lima: Varias, pois eles me passam coisas iradas, e eu uso tudo isso nas minhas batalhas.

Blog MMA Capixaba: Além de lutador, você também é professor. Na sua equipe, você vê algum atleta que tenha condições de se destacar tanto no Kickboxing quanto no MMA?

Renato Lima: Sim, por exemplo, o Weber Neto (Shurek) e o meu Sobrinho Mauricio Lima, além do Andrey Alexandre, todos eles grandes atletas.

Blog MMA Capixaba: Qual a sua opinião sobre o atual momento do Kickboxing, das artes marciais em geral e do MMA no Espirito Santo? O que é preciso para haver um maior crescimento desses esportes aqui no estado?  

Renato Lima: Todas as modalidades estão em uma crescente, mas precisamos de mais patrocinadores, pois sem eles, os atletas não são nada.


Blog MMA Capixaba: Para finalizar Renato, deixe um recado para todos os nossos leitores, seus fãs, familiares, amigos, alunos, treinadores e patrocinadores:

Renato Lima: Bem deixo aqui aquele grande abraço para todos que vem me apoiando e acreditando em meu trabalho. Agradeço especialmente a minha namorada Samanta Trarbach, pois sem a ajuda dela eu já teria parado de lutar. Jamais posso esquecer-me da minha mãe, Tereza, que sou muito grato por tudo. Tenho até uma musica que cita o nome dela. Agradeço também aos meus treinadores, Augusto Nasser, Vitor Vianna e os amigos que vem me dando aquela força em meus treinos, o Gabriel Monkilla  e o Junior Assunção. Um agradecimento também para os meus patrocinadores, Romap Brasil, Lava Jato Clean Mobil, Look e Estamparia Rodrigo. Desculpa a quem eu me esqueci de agradecer. Oss!


Blog MMA Capixaba



Curta a fan page do Blog MMA Capixaba: http://www.facebook.com/MMACapixaba